Sem fim

Finados: aquele feriado em que a chuva sempre aparece, trazendo do céu as lágrimas em homenagem a todos os que se foram. Levados pelas injustiças da vida, pelo imperdoável tic tac do tempo, uma fatalidade, um descuido. Dia de lembrar dos que deram tchau tchau e nos esperam em outro lugar, ou simplesmente partiram, sem adeus. Despedidas são sempre doloridas, mas partidas sem volta nos assustam pela finitude: tememos o “nunca mais”. A morte, esse caminho sem volta, sem escapatória. Essa viagem longa só de ida.
Como será (e ainda: será?) que encontramos aqueles que se foram? Existe mesmo essa história de céu, vida após a morte, paraíso e inferno? Voltamos em outra camada social, sob a forma do sexo oposto? Besouro, baleia? E se voltamos, onde chegamos antes do retorno? “Existem mais coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia”.
A morte; o maior mistério do mundo sem perspectiva alguma de ser desvendado.
Penso nos habitantes do meu coração que mudaram de endereço e largaram seus espaços lá, intactos. Inquilinos vitalícios, que não voltarão, mas não perderam o lar no peito alheio. Trocaram de mundo, sumiram daqui — para onde, então? Subiram, saíram do meu campo de visão. Lembro deles e gostaria de poder tocá-los, pedir mais uma opinião, ouvir outra história. Ver o riso se abrindo feito botão de flor. Só mais uma vez.
Tem gente que não passeia mais por terra, flana por outro lugar longe daqui. Penso nos que amamos: e é aí que peço atenção. Amamos é conjugação do verbo amar no presente do indicativo e no pretérito perfeito. Amamos hoje. Mas amamos ontem também. Amamos os que estão aqui e também os que estão distantes, inalcançáveis ao olhar. Amamos sempre. Amor não tem fronteira de lugar, espaço, tempo. Ele gruda na gente feito carrapato e fica, como marca de nascença. Imune ao tempo, ileso à vida: o amor não acaba porque os outros desaparecem. O amor não tem fim.

definition-love-miss-nostalgia-typography-Favim.com-132282

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s